domingo, 21 de novembro de 2021

PLANOS DE AULAS

 

Neste tópico serão apresentados os planos de aula das quatro semanas de aulas. Neles estão descritas os temas, semanas, sugestões de datas para o primeiro semestre de 2022, título da aula, objetivos, modelo, como você poderá executar a aula (abertura, objetivos, atividades, avaliação e fechamento).

Semana 1

Professor: Rita de Cássia Gomes

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Data: 1ª Semana:

14 a 15/02/2022

Título/Tema: O Ponto de Partida: O que é Empreendedorismo? (Semana 1)

Componente curricular: O que é Empreendedorismo?

Objetivos: Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Recursos: Quadro branco;

Datashow para apresentação do conteúdo;

Papel A4, caneta e lápis para atividades.

Modelo: Exposição dialogada e a técnica de apresentação

Como será a aula:

1.      o professor(a) se apresentará e também falará do calendário e dos conteúdos a serem trabalhados-  boas vinda ( https://url.gratis/9BYlcJ) ; cronograma( https://url.gratis/oxuW3C ), e avaliação(https://url.gratis/OyKk4p ) ;

2.      Os alunos farão uma apresentação para os colegas como uma forma de interagir (quebrar o gelo).

3.      Apresentação através do Datashow o conteúdo básico sobre o que é empreendedorismo – blog-( https://url.gratis/99UeZV ), video1 - ( https://youtu.be/If4crUAbCZ8 ) - Video 2 – (  https://youtu.be/I-0eUfr98Ks ) .

4.      E outro momento podendo os alunos estarem dispostos em círculo para uma visualização de todos, a realização de um debate do que conseguiram compreender no primeiro instante.

5.      E outro momento os alunos darão sua contribuição de empreendedores da comunidade que conseguem visualizar.

6.      Na última etapa, os alunos faram uma breve apresentação de toda a sua compreensão sobre o conteúdo.

Abertura

O professor informa aos alunos a respeito da dinâmica da aula e organiza os alunos em círculo para fazerem as suas apresentações e o que pensam a respeito do assunto. Incentiva o aprendizado aos alunos, e informa que estará junto para essa atividade como forma de mediador.

Objetivos:

·        Fazer apresentação aos participantes;

·        Expressar as expectativas relacionadas a disciplina/conteúdo;

Fechamento

Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

Atividades:

·        Apresentação de uma atividade individual QUEM SOU EU: com questões elaboradas para identificar os pontos fortes, como identificar o seu eu (https://url.gratis/aCHrQW).

·        Elaborar um texto dissertativo se realiza algum tipo de empreendedorismo na sua vida particular (https://url.gratis/Z8XOUW).

Avaliação:

·        Participação e interação junto as atividades realizadas individualmente e grupo. Acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos diante das atividades, fazendo analise como um todo.

 

Semana 2

Professor: Rita de Cássia Gomes

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Data: 2ª Semana:

21 a 22/02/2022

Título/Tema: Atitude Empreendedora (Aula 02)

Componente curricular: Atitude Empreendedora

Objetivos: Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Recursos: Quadro branco; Datashow para apresentação do conteúdo; Pincéis atômicos em cores diferentes; Fita-crepe;

Papel Pardo; Post-its.

Modelo: Exposição dialogada, tempestade de ideias, atividade em grupos e discussão.

Como será a aula:

1.      Apresentação do conteúdo através de uma apresentação em Datashow das características dos empreendedores –  blog- (https://url.gratis/bfRif7 )  e dois vídeo do YouTube  (- Video 1 (https://youtu.be/RPUsi_kyhHU ), vídeo 2 – (https://youtu.be/Jz3SNBtMcKE );

2.      Escrevendo o título “ATITUDE EMPREENDEDORA” em duas folhas de papel pardo. Explicar a técnica de Brainstorming (https://url.gratis/ztUs6a)  e logo após explicar como devem proceder na atividade (https://youtu.be/CnKZpFP0p4k)

3.      Discutir todas as ideias que foram propostas na técnica de forma dialogada com os colegas

4.      Finalizando com apresentação dos resultados extraídos através da técnica.

Abertura

O professor informa os alunos que fará uma apresentação dos conteúdos através do Datashow, e logo após explicará a técnica Brainstorming e como deverão realizar. Lembrando ainda da importância da participação das atividades e que circulará pela sala para esclarecimento de dúvidas.

Objetivos:

·        Identificar características de atitudes empreendedoras que contribuem para as realizações pessoal e profissional;

·        Reconhecer atitudes empreendedoras em si e no grupo;

·        Indicar possibilidades de adoção de atitudes empreendedoras na condução das suas vidas.

Fechamento

Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

Atividades:

·        Através da tempestade de ideias, onde poderão produzir e sintetizar as ideias, estabelecendo as suas conclusões.

·        Preparar um relatório constando as características que foram propostas ( https://url.gratis/GAivz7).

Avaliação:

·        Será durante o processo de aprendizagem, com uma avaliação focada na capacidade de reflexão e pensamento crítico do aluno. Os alunos poderão se expressar de forma escrita, registrando suas conclusões ou nas discussões em grupo.

 

Semana 3

Professor: Rita de Cássia Gomes

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Data: 3ª Semana:

07 a 08/03/2022

Título/Tema: A Evolução das Discussões sobre o empreendedorismo

Componente curricular: A Evolução do Empreendedorismo

Objetivos: Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Recursos: Datashow, Quadro Branco, Celular(alunos).

Modelo: Através de aula Expositiva com abertura ao diálogo com os alunos, estimulando a interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática.

Como será a aula:

1.      No primeiro momento dispor os alunos na sala em formato de “U” para assistirem uma sequência de vídeos (vídeo 1, vídeo 2, e vídeo 3).

2.      Em um segundo momento apresentação do conteúdo usando o Datashow e com uma conversa no transcorrer da apresentação (link - blog).

3.      Ao final solicitar que os alunos deem a sua opinião sobre o conteúdo.

Abertura

O professor informa aos alunos como será todo o procedimento da aula. Logo após organiza os alunos no formato de “U” para que todos possam se visualizar num todo. Incentiva o aprendizado como também informa o quanto é importante o aprendizado. E que interagirá esclarecendo dúvidas e orientando nas atividades.

Objetivos:

·        Entender e explicar sobre a evolução do empreendedorismo com as suas classificações, e exemplificar.

Fechamento

Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

 

Atividades:

·        Individualmente os alunos deverá apresentar uma anotação sobre os tipos de empreendedorismo e como pode melhorar a sociedade e apresentar pelo menos um exemplo que considere um tipo de empreendedorismo (https://url.gratis/V1aEAC).

·        Solicitar aluno se apresente espontaneamente para relatar o exemplo descrito com breve comentário.

·        Como atividade em grupo fazer uma entrevista com um empreendedor da comunidade (https://url.gratis/KPm2ep).

Avaliação:

·        Assimilação do conteúdo proposto em sala de aula e na prática. Através do diagnóstico de participação e interesse, atenção e realização das atividades propostas.

 

 

Semana 4

 

Professor: Rita de Cássia Gomes

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Data: 4ª Semana:

14 a 15/03/2022

Título/Tema: Quem é o(a) Empreendedor(a)?

Componente curricular: Quem é o(a) Empreendedor(a)?

Objetivos: Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Recursos: Computador, Celular (WhatsApp), Datashow, Google Forms

Modelo: Através de aula Expositiva com abertura a uma discussão com os alunos, estimulando a interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática.

Como será a aula:

1.    Primeiro momento, apresentar vídeos com histórias de empreendedores .Video - ( https://youtu.be/Jz3SNBtMcKEc  )c  e perfil empreendedor - Link –blog - (https://url.gratis/XsTgvX  ), e logo após pedir que os alunos falem a respeito.

2.    Segundo momento, distribuir textos com histórias de empreendedores com posterior discussão (https://url.gratis/UUFUSQ )

3.    Ao final disponibilizar para os alunos um formulário de perfil do empreendedor (https://url.gratis/PTKn2f ).

 

Abertura

O professor informa que apresentará a dinâmica da aula e estimula os alunos a prestarem atenção, dando ênfase na importância do aprendizado, e que estará disponível a todo tempo para esclarecimento das dúvidas e orientando nas atividades.

Objetivos:

·        Construir com os alunos um conjunto de características de atitudes empreendedoras;

·        Estimular a percepção dos participantes na identificação de atitudes empreendedoras em si e no grupo;

·        Proporcionar vivências aos participantes para o reconhecimento da importância da adoção de atitudes empreendedoras na condução das suas vidas..

Fechamento

Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

Atividades:

·        Responder ao formulário do Google Forms sobre perfil do empreendedor (https://url.gratis/PTKn2f ).

·        Solicitar, após a realização desta atividade, um voluntário que defina o que é ser empreendedor.

Avaliação:

·        Através da participação em sala de aula como também da realização das atividades sugeridas. Verificando o desempenho em grupo e individual, pois é importante considerar o todo, analisando todo o desenvolvimento do aluno no transcorrer das atividades.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INOVAÇÃO

 Antes de falar sobre inovação vamos entender um pouco sobre: Descoberta - Trata-se de algo que está na natureza e é revelado. Invenção - C...